#MARdeCasa: museu disponibiliza rica programação online

Tem tour virtual em uma das mostras, consulta ao acervo da instituição, websérie e até podcast para conferir na sua quarentena

Fonte: Catraca Livre

Está com saudade de curtir todos aqueles rolés culturais irados pela Cidade Maravilhosa? Para te ajudar a sobreviver à quarentena e acalmar um pouquinho o coração, o Museu de Arte do Rio preparou a programação online #MARdeCasa, que você confere de graça no site e nas redes sociais da instituição.

MAR - Museu de Arte do RioCrédito: Thales Leite/divulgação MAR – Museu de Arte do Rio é irado e sempre tem visitações grátis às terças-feiras

Uma das atrações é um tour virtual em vídeo pela exposição “O Rio dos Navegantes”, com cerca de 550 artigos – entre pinturas, fotos, vídeos, documentos, objetos, instalações e esculturas – que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro como uma cidade portuária desde o século 16.

#MARdeCasaCrédito: Daniela Paoliello/ @museudeartedorio/Facebook Conheça a exposição “O Rio do Navegantes” em um tour virtual em vídeo

O vídeo é um passeio por todos os espaços ocupados pela mostra, com uma narração bem interessante sobre as obras e os temas evocados pelo projeto.

Já o podcast “Águas de Kalunga”, disponível aqui, reúne histórias escritas por 10 autores negros e narradas pela atriz Elisa Lucinda (que também assina um dos programas) a partir dos conteúdos dessa mesma exposição.

Esses artistas são: Conceição Evaristo, André Capilé, Bernardo Oliveira, Vilma Piedade, Tatiana Pequeno, Renato Noguera, Ana Paula Lisboa, Gabe Passareli e Valeska Torres.

Você também pode consultar todas as obras de arte que compõem o acervo do MAR neste link. São pinturas, gravuras, fotos, azulejos, esculturas, documentos e objetos, acompanhados por detalhes e especificações de todos os itens.

#MARdeCasaCrédito: Elisa Mendes/@museudeartedorio/Facebook Projeto #MARdeCasa disponibiliza online todo o acervo do Museu de Arte do Rio

E para matar a saudade das exposições que passaram pelo museu ao longo de seus sete anos de existência, a instituição disponibiliza aqui os belos catálogos dessas mostras e textos curatoriais.

CORONAVÍRUS NO RIO: LUGARES FECHADOS NA CAPITAL CARIOCA

Outra atração da programação #MARdeCasa é a websérie “MAR na Rua”, que relaciona obras da Coleção MAR com as histórias contadas por pessoas do entorno do museu. Cinco episódios abordam territórios como a Pequena África e o Morro da Providência e discutem temas como gentrificação do espaço urbano, ancestralidade e religião.

Entre as pessoas que participaram da série estão a educadora Pâmela Carvalho, o fotógrafo Maurício Hora, a diretora do Instituto dos Pretos Novos Merced Guimarães, o artista Mulambö e a Mãe Celina de Xangô.

A websérie pode ser conferida no canal do MAR no YouTube, onde você também encontra outros conteúdos bacanas, como making of de exposições, palestras, cursos e muito mais. Vale a pena dar uma conferida.