Lorena Calábria lança livro sobre álbum Da Lama ao Caos, de Chico Science & Nação Zumbi

O livro de estreia da jornalista levou quatro anos, desde que ela recebeu o convite da editora: “Foram mais de 600 entrevistas. Fui além dos protagonistas. Já foi escrita muita coisa sobre o disco, eu queria outras histórias”

Por: Revista Forum

A jornalista e apresentadora carioca Lorena Calábria, que trabalha com jornalismo cultural desde meados dos anos 80, acaba de lançar, pela editora Cobogó, o livro “Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama ao Caos”, que, como o nome pressupõe, conta a história do lendário álbum, lançado em 1994 pela Sony Music.

“Não vi o primeiro show da banda em São Paulo, no Aeroanta. Meus amigos que viram ficaram falando maravilhas. Só vi Chico Science & Nação Zumbi quando o grupo lançou o disco. Ao vivo era outra coisa, ainda por cima com o carisma de Chico”, conta Lorena.

Foto: Divulgação

O livro de estreia de Lorena Calábria levou quatro anos para ser escrito, desde que ela recebeu o convite da editora: “Foram mais de 600 entrevistas. Fui além dos protagonistas. Já foi escrita muita coisa sobre o disco, eu queria outras histórias. Como não sou do Recife, procurei outros caminhos, fui cavando, conversando com muita gente. Na verdade, escrevendo mesmo devo ter levado uns dois anos, até o momento da entrega dos originais”.

Das muitas entrevistas, Lorena destaca a de Goretti França, irmã e confidente de Chico Science, acentuando o quanto as letras de suas composições eram autorreferências, com episódios que ele viveu, e que Goretti, quatro anos mais velha, reconhecia”. A Praieira cita a revolução homônima, mas no cerne dos versos estão prosaicas idas da família França ao banho de mar: “No caminho é que se vê… Era isso mesmo. Ia todo mundo, adolescentes e depois mais velhos também, e escolhia a praia melhor pra ficar. Todo domingo tinha praia, cerveja e o almoço maravilhoso da minha mãe”, esclarece Goretti em entrevista à autora do livro.

Foto: Divulgação

Lorena Calábria se tornou amiga de Chico Science, entrevistou-o algumas vezes, e ainda conversa eventualmente com os atuais integrantes da Nação Zumbi. O livro acaba sendo, também, uma biografia de Chico Science, e nela está embutida a cena musical brasileira da década de 90.

Com informações do JC Online