História do centro de SP ganha exposição grátis no Solar da Marquesa

55 trabalhos de Paulo von Poser compõem a mostra “À deriva São Paulo von Poser

Fonte: Catraca Livre

Passado, presente e futuro do centro de SP dão vida à exposição “À deriva São Paulo von Poser”, realizada pelo multiartista paulistano, Paulo von Poser. A mostra ocupa o histórico Solar da Marquesa de Santos, uma das treze casas históricas que compõe a rede do Museu da Cidade de São Paulo!

A paixão do artista por sua cidade é representada por meio de fotos históricas, um mural pintado no local, desenhos vistas aéreas, livros de história da cidade desenhados, uma gravura do Palácio da Justiça, uma tela Parque D. Pedro II, imagens do futuro e muito mais.

Paulo Von Poser é artista plástico, arquiteto, desenhista, ceramista, ilustrador e professor
Crédito: Divulgação
Paulo Von Poser é artista plástico, arquiteto, desenhista, ceramista, ilustrador e professor

Conhecido por seus desenhos e traços, von Poser promove a observação da vida e das transformação das cidades, regado ao sentimento de pertencimento do centro de São Paulo, região onde a cidade nasceu.

Logo ao chegar, o público é recepcionado com a exibição de um vídeo que mostra o processo criativo do artista, e um mapa desenhado na parede do Solar, mostrando a deriva que ele realizou entre o a Praça João Mendes e o Largo São Bento.

Outro destaque da mostra é o projeto de revitalização e modernização do Pateo do Collegio, criado em parceria com o arquiteto Pedro Mendes da Rocha, onde von Poser retrata um futuro possível da região.

“Redesenhar o centro de SP, a partir do acervo histórico do Museu da Cidade, revelou nessa mostra, traços de lugares desconhecidos e desaparecidos de nossa memória urbana”, conta o artista.

Exposição Solar da Marquesa de Santos
Crédito: Google Street View
O Solar da Marquesa de Santos é uma viagem ao século XVIII!

Paulo von Poser 

Artista plástico, arquiteto, desenhista, ceramista, ilustrador e professor, von Poser iniciou em artes plásticas no ano de 1976, desenhando retratos e paisagens. Formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1982.

Além do desenho, também trabalha com cerâmica e ilustração. Leciona desde 1986 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos, e desde 2007 na Escola da Cidade em São Paulo.

Ficou conhecido por seus desenhos de rosas em 1989, com a ilustração do calendário do Museu de Arte Contemporânea (MAC-SP), e por desenhos de museus, praças e demais espaços públicos.

Crédito: Paulo von Poser
Calendário MAC 1989

Em 2007, desenhou sobre cinco painéis com 3.500 mil azulejos, instalados permanentemente entre as bancas de flores da Avenida Doutor Arnaldo. Em 2008 produziu seu maior desenho, com 225m², no teto do Teatro Guarany, em Santos.

Seus trabalhos integram acervos de museus como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu da Casa Brasileira (MCB) e Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP). Incrível, não?

A exposição “À deriva São Paulo von Poser” fica em cartaz até 15 de março, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no charmoso Solar da Marquesa de Santos, centro de SP!

Data e horário: Até 15 de março 2020

Terça – Quarta – Quinta – Sexta – Sábado – Domingo Das 9h às17h

Local: Museu da Cidade de São Paulo | Solar da Marquesa de Santos

R. Roberto Símonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01017-020, Brasil

Preço: GRÁTIS